Monday, November 14, 2016

O Valor da Liberdade

O valor da liberdade
Andar por aí não me serve pra espairecer
É viajando que aposto minhas migalhas no meu melhoramento
Eu digo que são migalhas
Porque quase nada me custa cuidar de mim
Sou ser precioso
Não existe esforço grande
Nem fortuna exorbitante
Tudo que invisto em mim vale pouco demais
É por isso que nunca me falta nada
Sempre me sobrarão infinitas outras migalhas
Eu não sou uma pessoa custosa
Não sou alguém que valha esforço
Meu desabrochar não vale sacrifício
Vale só algumas moedinhas
Que pra mim não valem quase nada
Porque nenhum investimento se compara ao tamanho da minha alma
E eu não tenho esse dinheiro todo
Essa caríssima alma transborda nessa renovação
Me sinto tão profundamente aliviada
Cada dia um peso a menos a carregar
Cada dia meu Sol amanhece mais dourado
Pois ganhei o direito de ser quem eu sou
E as armas de uma vida inteira vão caindo no chão
Meu horizonte brilha mais claro
A guerra se desenha num passado miserável
Quando percebi o racismo, voltei a ser índia
Quando percebi o machismo, voltei a ser mulher
Quando percebi o capitalismo, voltei a ser cigana
E apesar de toda minha enfermidade
A roda da minha carroça em nenhum momento se estacionou
E o clã que me guarda jamais me abandonou
A liberdade me fez sadia
E hoje carrego na bagagem o valioso sorriso da minha aceitação
Ser livre não custa nada
(Georgia, 2016)

No comments:

Post a Comment